cover
Tocando Agora:

URGENTE: CÂMARA DE BAURU RECEBE PEDIDO DE CASSAÇÃO CONTRA MARKINHO SOUZA (MDB)

Novo pedido de Comissão Processante mira a omissão do presidente durante possível quebra de decoro parlamentar na sessão da última quinta-feira, (06/3)

URGENTE: CÂMARA DE BAURU RECEBE PEDIDO DE CASSAÇÃO CONTRA MARKINHO SOUZA (MDB)
URGENTE: CÂMARA DE BAURU RECEBE PEDIDO DE CASSAÇÃO CONTRA MARKINHO SOUZA (MDB) (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Bauru recebeu, na manhã desta terça-feira (11), um pedido para a instalação de uma Comissão Processante (CP) que visa a cassação do mandato do presidente da Casa, vereador Markinho Souza (MDB). A representação foi protocolada horas antes da sessão que analisará a cassação do vereador Eduardo Borgo (Novo), iniciada ontem (10).

O pedido contra Markinho acusa omissão em sua função de presidente durante a votação do projeto que concedeu o título de Cidadão Bauruense ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a denúncia, Markinho não teria mantido a ordem no plenário ao permitir que vereadores e cidadãos presentes fossem xingados de "bandidos", "vagabundos" e outros termos injuriosos. A representação afirma que isso configura quebra de decoro parlamentar.

Markinho, por sua vez, afirmou receber o pedido com "tranquilidade" e lamentou que a Câmara esteja envolvida em "picuinhas" que não levam a lugar nenhum. Ele defende que, embora o episódio tenha sido infeliz, a cidade de Bauru enfrenta problemas estruturais mais urgentes e que o denunciante tem ligação com o vereador Borgo.

Em relação ao caso de Eduardo Borgo, o vereador se disse incomodado pelas ofensas que recebeu de munícipes, mas destacou que ele próprio não agiu da melhor forma ao revidar, embora tenha alegado ter sido agredido por uma hora antes do incidente.

Se o pedido contra Markinho for aceito, ele será incluído na pauta da sessão de hoje, e a votação ocorrerá com a presença do segundo suplente do Novo, Richard Alberto Serrano, que substituirá o primeiro suplente, que estaria tecnicamente impedido devido a interesse direto na vaga.

A situação continua em andamento e o desfecho deve ser definido nas próximas horas.

Comentários (0)