Kahena Bizzotto, coordenadora geral do IFMC, em seu primeiro ano de doutorado dá aula para turmas de graduação na Unesp - Bauru
Essa foi a primeira semana de aulas para a disciplina "Cultura brasileira e Comunicação" na FAAC ; Aulas são às terças - 19h e quintas - 08h
Kahena Bizzotto, reconhecida por seu compromisso com a educação antirracista e os movimentos sociais, assumiu uma nova posição na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru. Como parte de seu doutorado em Comunicação, Kahena está liderando a disciplina "Cultura Brasileira e Comunicação", oferecida pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, no Departamento de Ciências Humanas às terças e quintas-feiras. As aulas acontecem às 19h es às 08h, respectivamente.
A disciplina visa aprofundar a compreensão da cultura brasileira e sua interação com a comunicação, abordando tanto aspectos simbólicos quanto históricos. Ao longo do curso, os alunos serão desafiados a analisar as relações entre a indústria cultural, as novas mídias, a cultura popular e a identidade nacional.
O plano de ensino inclui uma variedade de tópicos e atividades destinados a estimular o pensamento crítico e promover discussões significativas. Uma das atividades centrais da disciplina é a apresentação de grupos de alunos sobre matérias jornalísticas relacionadas a pessoas negras jornalistas e matérias sobre o movimento cultural da cidade de Bauru. Essas apresentações serão acompanhadas por debates sobre temas como o processo de colonização brasileiro, o biopoder e formas de dominação cultural, e a questão racial e miscigenação na formação das culturas nacionais na América Latina.
Além das apresentações dos alunos, a disciplina contará com a participação de convidados especiais, incluindo produtores audiovisuais e representantes de movimentos culturais locais, como o hip-hop e o samba. "Essas interações tem o intuito de enriquecer a experiência dos alunos, conectando teoria e prática e fornecendo insights valiosos sobre a diversidade e complexidade da cultura brasileira", afirma a doutoranda em comunicação.
"Essa é minha primeira experiência como docente universitária", lembra Kahena, que já passou por uma graduação em Serviço Social e um mestrado em Política Social, além de ser autora, empreendedora e coordenadora geral do Instituto Formando Mentes Coletivas, (IFMC).
As primeiras aulas da doutoranda aconteceram nos dias 05 e 07 deste mês, para alunos do mestrado em Comunicação. Kahena já se mostra empolgada em criar uma educacional transformadora para seus alunos.
"Espero que a minha vivência e conhecimentos como pesquisadora e produtora cultural e de comunicação inspirem e capacitem uma nova geração de estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades", pontua.
Comentários (0)