Tetê Oliveira Recebe Homenagem do Diretor Paulo Tonon no lançamento do curta “Rua dos Esquecidos"
A exibição do filme aconteceu durante o Festival Raízes do Cerrado, na última quinta-feira (04/4), em Bauru; Tetê atuou no curta como diretora Nicole
Na última quinta-feira, (04/04) aconteceu na praça Kaingang localizada no Museu Ferroviário da cidade de Bauru, o lançamento do curta-metragem Rua dos Esquecidos que contou com a participação especial de Tetê Oliveira, atuando como diretora Nicole.
A exibição integrou o primeiro dia do Festival Raízes do Cerrado: Meio Ambiente e Identidade, com a exibição de três curtas-metragens selecionado para financiamento por meio do Edital Raízes do Cerrado da Secretaria Municipal de Cultura.
As obras apresentadas foram:- ‘Rua dos Esquecidos’, de Paulo Eduardo Tonon (produtor, roteirista e diretor), ‘Kujã na Boca do Sertão’, de Gilberto Junior (coordenador geral) e Lucas Costa (Direção audiovisual) e ‘O Mistério por trás do nome Esporte Clube Noroeste’, de Gabriel Moura (diretor de fotografia) e Diego Bertho (captador) seguidas por um bate-papo com seus produtores, segundo página da secretaria de cultura.
Após a exibição do curta-metragem Rua dos Esquecidos, em seu discurso Paulo Tonon relatou que em sua equipe de trabalho para esse projeto contou com mais de 30 pessoas destacando Tetê Oliveira, a quem o diretor pontuou como uma parceira de luta política, trabalho cultural e vida.
Tonon lembrou que em uma das conversas com Tetê, ela mencionou o sonho de ser atriz, porém ao fazer aulas de teatro em uma companhia, ela sofreu preconceitos e deixou esse sonho de lado. Ao ouvir essa história, Paulo Tonon a convidou para estrear nas telas de cinema, com a participação especial em Rua dos Esquecidos.
Tetê Oliveira foi co-fundadora do Instituto Formando Mentes Coletivas e da marca Fumacê Bauru, fundadora do coletivo Juntos e Juntas Bauru, candidata a vereadora no ano de 2020 e candidata a Deputada Estadual no ano de 2022. Mulher negra, LGBTQIAPN+, pessoa com deficiência e militante por essas causas, Tetê foi uma grande referência para as mulheres de luta da cidade de Bauru, acreditava em um mundo menos desigual e na expansão dos direitos sociais. Tetê conviveu com lúpus durante sua vida e nos deixou no dia 27/12/2023, aos 32 anos. Em vida ensinou muito sobre acreditar e buscar por nossos sonhos, assim como sobre políticas públicas, especialmente as políticas de saúde.
Falando em políticas públicas, na ocasião Tonon ainda chamou a atenção para a descontinuidade do edital que financiou a produção dos curtas em Bauru. "Infelizmente é a última vez que a prefeitura vai fazer isso, eles já descontinuaram esse edital, que não teve em 2023 e não vai ter em 2024, e se esse governo se mantiver nessa eleição desse ano, com certeza nunca mais será investido recurso público em audiovisual aqui na cidade de Bauru", falou sobre o desmonte e falta de apoio à cultura na gestão Suellen Rosim, crítica que também era partilhada por Tetê, que mesmo passando por uma fase delicada de saúde, foi eleita no Conselho Municipal de Cultura, representando o movimento Hip Hop, outra de suas maiores lutas em vida.
Na histórica quinta-feira, (04/4), Tetê não apenas estreou e foi homenageada nas telas de cinema junto a Paulo Tonon, mas com todo time de comunicação do coletivo Formando Mentes Coletivas (@fmc_comunica), que compartilharam um pouco do Espaço Terra Nossa e foram figurantes na última cena do curta. Paulo Tonon e Tetê Oliveira acreditaram e sonharam em todo trabalho do Instituto Formando Mentes Coletivas desde o seu início, e a participação especial no curta-metragem Rua dos Esquecidos foi um marco para o coletivo.
Comentários (0)