cover
Tocando Agora:

Co-fundador do Instituto Formando Mentes Coletivas apresenta dados do Instituto Geledès na Primeira Jornada do Núcleo Negro para pesquisa e extensão da Unesp

IFMC

Co-fundador do Instituto Formando Mentes Coletivas apresenta dados do Instituto Geledès na Primeira Jornada do Núcleo Negro para pesquisa e extensão da Unesp
Co-fundador do Instituto Formando Mentes Coletivas apresenta dados do Instituto Geledès na Primeira Jornada do Núcleo Negro para pesquisa e extensão da Unesp (Foto: Reprodução)

Vinícius Pereira Silva, co-fundador do Instituto Formando Mentes Coletivas apresenta dados da pesquisa feita e divulgada pelo Instituto Geledès @portalgeledes em representação aos 20 anos da lei 10.639 , os dados apresentados e referenciados foram produzidos pelo Geledès serão importantes para o projeto de mestrado do pesquisador apresentado na primeira jornada do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da Unesp @nupe.bauru 


A lei 10.639/03, alterou a lei de diretrizes e bases da educação e tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. 


Segundo publicado no site do Geledès, a pesquisa pretende:


Compreender como as Secretarias Municipais se organizam para tornar a Lei 10.639/03 presente no cotidiano escolar é o que busca responder a pesquisa realizada em uma parceria entre o Instituto Alana e o Geledés – Instituto da Mulher Negra, com apoio institucional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e apoio estratégico da organização internacional Imaginable Futures”


Acesse o link das explicações em relação a pesquisa do Instituto Geledès aqui:  https://www.geledes.org.br/educacao-antirracista-pesquisa-sobre-implementacao-da-lei-10-639-03-mobiliza-21-dos-municipios-brasileiros/?amp=1


Vinícius Pereira da Silva, que informou que utiliza os dados desta pesquisa em seu projeto de pesquisa no mestrado da Unesp é natural da cidade de Bauru/SP, tem 26 anos, graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Marília. 


Formado em Produtor Cultural e Educador pelo Senac Bauru, também trabalha na instituição como Professor de Sociologia do Ensino Médio Técnico. Aprovado no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (Mestrado) na UNESP Bauru com início em 2024. 


Produtor Cultural dentro do Coletivo Formando Mentes Coletivas desde 2018; DJ de hip-hop, funk e Música Preta Brasileira; Conselheiro Titular e membro da Diretoria do Conselho Municipal da Comunidade Negra gestão 2023/2025; Conselheiro e Vice Coordenador do Conselho Municipal de Juventude gestão 2023/2025; Delegado Estadual na 4ª Conferência Estadual de Juventude em Olímpia/SP; Delegado Estadual na 4ª Conferência Estadual de Cultura em São Paulo.


O NUPE - Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da Unesp realizou sua primeira Jornada que deu a oportunidade de diversos pesquisadores e pesquisadoras negras apresentarem seus projetos e resultados de pesquisa e incluiu a participação de alunos do ensino médio, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em 2 dias de atividades e diálogos. 


O evento foi um espaço importante de encontro e trocas de ideias e referências teóricas dos diversos pesquisadores negros da Unesp Bauru que estiveram presentes. As pesquisadoras responsáveis pelo evento e pelo NUPE: Dra Priscila Leonel e Dra Liliane dos Anjos. Houveram também palestras da: Dra. Valéria da Unesp Marília, o Dr. Paulo Vitor Navastoni da Unesp Assis.  O evento completo pode ser acessado em sua página do Instagram: @nupe.bauru. 

Comentários (0)