INTEGRANTES DO IFMC PALESTRAM SOBRE LETRAMENTO RACIAL NA 21ª FEIRA DO LIVRO
IFMC realiza palestras e roda de debates na 21ª Feira do Livro em Bauru; eventos fazem parte dos contemplados pelo edital "Cultura Negra"
Nesta terça-feira, (11) Kahena Bizzotto, Vinicius Pereira e Vinão Mandinga falaram sobre letramento racial e a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, no Ferradura Mirim, dando início ao evento co-realizado pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra em parceria com a Secretaria de Cultura, Sebes e financiada pelo edital Cultura Negra em Bauru.
No primeiro dia de evento, foi debatido que apesar da existência da lei 10.639/03 por mais de duas décadas, ainda há desafios na sua aplicação, e a cidade não está imune a essas questões. O projeto consiste em quatro etapas: uma roda de conversa com especialistas em educação antirracista e representantes da comunidade negra; apresentação de casos bem-sucedidos em outras localidades; dinâmicas participativas e reflexão em grupo.
Na quarta-feira, (12), houve mais uma palestra e debate, contando também com a educadora e membro do IFMC Cindy Duarte e a rapper Marie Maresia, abordando a vida, obra e legado de duas figuras importantes para a cultura e a luta dos movimentos negros no Brasil: Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo, mulheres negras cujas contribuições são fundamentais para a compreensão da história e da resistência do povo negro brasileiro.
Apesar de suas significativas contribuições, Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo ainda são pouco conhecidas e estudadas, especialmente fora dos círculos acadêmicos e ativistas. Portanto, é fundamental promover espaços de diálogo e reflexão sobre o impacto de seus trabalhos na cultura brasileira e na luta antirracista.
Comentários (0)