cover
Tocando Agora:

A QUEDA DE BRAGA NETTO: O QUE REPRESENTA A PRISÃO DO GENERAL DE 4 ESTRELAS E HOMEM DE CONFIANÇA DE BOLSONARO?

O Ex-ministro da Casa Civil e da Defesa na gestão presidencial de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, foi preso preventivamente pela PF no último sábado, (14); dentre os crimes apontados pelo militar estão a "Operação Punhal Verde e Amarelo" que planejava a morte de Lula e Alexandre de Moraes, obstrução da justiça e mais absurdos

A QUEDA DE BRAGA NETTO: O QUE REPRESENTA A PRISÃO DO GENERAL DE 4 ESTRELAS E HOMEM DE CONFIANÇA DE BOLSONARO?
A QUEDA DE BRAGA NETTO: O QUE REPRESENTA A PRISÃO DO GENERAL DE 4 ESTRELAS E HOMEM DE CONFIANÇA DE BOLSONARO? (Foto: Reprodução)

Em ato histórico para a política brasileira, o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa durante o governo de Jair Bolsonaro, foi preso preventivamente no último sábado (14/12/2024) pela Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão, recolhendo celulares e documentos relacionados às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022,  incluindo em planos conspiratórios tentativa de assassinato do presidente e de outras autoridades. 

Militar com M de miliciano: obstrução da justiça 

A prisão de Braga Netto foi motivada principalmente por depoimentos recentes do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que tentava um acordo de delação premiada na operação que investigava a tentativa de golpe às urnas nas últimas eleições de 2022, em que o presidente Lula foi eleito.

Cid revelou que Braga Netto, logo após sua primeira prisão, em setembro do ano passado, buscou informações confidenciais sobre o conteúdo do depoimento de Cid à PF por meio do pai do militar, com quem mantinha relação de longa data. As mensagens trocadas entre o pai de Mauro Cid e Braga Netto confirmaram uma tentativa de controlar as informações sigilosas, alinhando versões entre os investigados e comprometendo ainda mais sua situação.

As acusações e provas que pesam contra o general de "4 estrelas"

Braga Netto é apontado pela PF como membro ativo de dois núcleos organizados que planejaram e executaram a tentativa de golpe. Esses grupos eram compostos por:

  1. Núcleo de incitação: Visava desestabilizar o processo eleitoral e desacreditar a democracia brasileira.

  2. Núcleo operacional: Integrado por militares das Forças Especiais, conhecidos como “kids pretos”, que planejavam atos de extrema gravidade, incluindo o sequestro e o assassinato de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula, em um esquema batizado de "Operação Punhal Verde e Amarelo"

Além disso, há evidências de que Braga Netto teria financiado as operações clandestinas, inclusive entregando dinheiro em uma sacola de vinho para aliados.

Queda e ascensção de Braga Netto 

A carreira de Braga Netto revela uma ascensão meteórica dentro das Forças Armadas e no governo. Ele ocupou cargos de destaque, como:

  • 2005 a 2013: Atuação em embaixadas brasileiras nos EUA, Polônia e Varsóvia.

  • 2013: Secretário de Segurança Presidencial no governo Dilma Rousseff.

  • 2018: Coordenador da intervenção militar no Complexo da Maré (RJ), durante o governo Michel Temer.

  • 2020: Nomeado chefe da Casa Civil por Bolsonaro.

  • 2021: Ministro da Defesa e, posteriormente, candidato à vice-presidência na chapa de reeleição de Bolsonaro.

Conhecido por ser uma das figuras mais leais e de maior confiança de Bolsonaro, Braga Netto esteve ao lado do então presidente nos momentos mais críticos, como o enfrentamento ao STF, ao Congresso e às urnas. Seu papel de destaque o colocou como um potencial vice-presidente na campanha de reeleição de 2022.

Era uma vez um militar da mais alta patente atrás das grades: O que isso significa? 

O encarceramento de Braga Netto representa um marco na luta contra o militarismo e o autoritarismo que marcaram o governo Bolsonaro, os duros regimes ditatoriais e as alucinações golpistas que perduram na extrema direita brasileira. Sua ação efetiva na tentativa de desestabilizar o país é um reflexo das táticas antidemocráticas que culminaram nos ataques ao Congresso em 8 de janeiro de 2022.

Além de simbolizar a queda de um dos principais articuladores do Bolsonarismo, sua prisão é vista como uma demonstração do compromisso do Brasil com a justiça e a preservação do estado  democrático de direito.

Atualmente, Braga Netto está detido em uma cela que conta com ar-condicionado, geladeira, armário e televisão, refletindo os benefícios que a patente ainda lhe confere mesmo em condição de presidiário. Contudo, a pressão pela responsabilização de seus atos cresce, acompanhada por questionamentos sobre a influência do militarismo na vida política nacional e fontes alegam que até o Exército têm sentido essa pressão, buscando se afastar da figura do ex-ministro. 


A prisão de Braga Netto é mais do que um evento isolado e somada à  a investigação em curso promete revelar mais sobre a complexa trama golpista e seus participantes. Marcos que podem simbolizar o final de uma era de intervenções autoritárias na política brasileira e um avanço na construção de uma democracia mais robusta.

Comentários (0)